quarta-feira, 12 de maio de 2010

INTRODUÇÃO - ANSIEDADE

Preâmbulo:

Quero manifestar minha gratidão a vocês que participaram da enquete do mês passado e durante quatro semanas abordaremos a questão de como lidar com a ansiedade à luz da Bíblia.

Definição:

“Se queres conversar comigo, define primeiro os termos que usas” (Voltarie). Considerando a sugestão do francês François-Marie Arouet (1694-1778), conhecido como Voltarie, realmente é de suma importância definirmos o termo na qual trataremos nesta reflexão para que haja clareza e compreenção.
O termo em si se origina do latim Angeri e significa oprimir ou fechar a boca.
É uma tarefa muito difícil definir em poucas palavras o que é ansiedade. Considera-se ansiedade um tipo de distúrbio emocional que pode variar de intensidade, em que, num primeiro momento se apresenta com um sentimento diante de uma situação de risco, mas com o tempo passa; contudo, em um estágio mais acentuado torna-se patológico quando a pessoa não consegue mais controlar sua angústia e, por sua vez, exige tratamento e acompanhamento profissional. A presença da ansiedade pode ser percebida na vida das pessoas de várias formas, como: sentimento de insegurança, angústia, tensão, impaciência, medo intenso, desconforto, etc. O interessante é que a ansiedade faz parte das emoções básicas do ser humano. Na prática podemos verificar a ansiedade funcionando como um tipo de ameaça constante na qual a pessoa se vê diante de um perigo iminente, entretanto ela não consegue explicar este perigo e muito menos controlá-lo. Em linhas gerais a ansiedade é uma emoção que anda junto com sintomas físicos.

Origem:

Como vimos anteriormente ansiedade é um distúrbio, este, por sua vez, pode ser provocado por algum tipo de doença de origem nervosa, como por exemplo, uma depressão; ou o distúrbio pode ter ligações com doenças orgânicas tais como: as cardiovasculares ou as de origens respiratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário