terça-feira, 23 de março de 2010

DORMIR NA IGREJA?

INTRODUÇÃO:

Quando lemos o Livro de Atos é notável o poder de Deus sendo manifestado durante o crescimento da Igreja. O livro, por sua vez, é classificado como sendo histórico, pois, narra de forma detalhada o crescimento e a expansão da Igreja que Jesus Cristo havia instituído. No início do livro verificamos a promessa da descida do Espírito Santo (1.8) conferindo para a novel Igreja Seu poder, para que a mesma, fosse testemunha de Cristo a começar em Jerusalém expandindo-se pela Judéia e alcançando todo os confins da Terra. Verificamos também que da metade do livro para seu final, a Igreja de Jerusalém vai saindo de cena, bem como Pedro também, e a Igreja de Antioquia vai assumindo o ambiente, bem como Paulo, expandindo assim o evangelho e atingindo “até os confins da Terra”. Podemos notar que o livro de Atos é um livro missionário. Quando Paulo chega em Trôade, no primeiro dia da semana (domingo), movido por um desejo muito forte de pregar a Palavra de Deus, reúne a Igreja e assim começa a ensinar. Contudo, um fato que é realidade, até hoje, é que, nem todos os que estão ouvindo a mensagem da Palavra de Deus estão atentos e se alimentando dela. Isto se dá em função de estarem num estado de sonolência espiritual. Vejamos o texto!

Texto: Atos 20.8-12
Tema: Dormindo no meio da Igreja
Frase de transição: Por que alguns dormem no meio da Igreja?

1. PORQUE ESTÃO SOBRE O MURO.

Nossa posição na Igreja e, nossa postura diante da exposição da Palavra de Deus, diz muito da nossa vida espiritual, bem como a importância que damos a ela; vejamos o texto:
“... Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto...” Atos 20.9

A expressão “sentado numa janela” muito nos diz, sobre a vida espiritual de Êutico; seria muita pretensão de minha parte, afirmar, que aquele jovem estava com um pé na Igreja e outro no mundo? Sentado numa janela nos mostra uma atitude de falta de respeito diante da proclamação da Palavra! É interessante notar que a postura de Êutico diante da Igreja e da Palavra demonstrava seu pouco caso sobre as coisas de Deus e a inércia espiritual que vivia, e esta afirmação é confirmada pela expressão que, na seqüência, o verso registra:

“... adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo...”

Quando o servo de Deus está sobre do muro, e possivelmente vivendo uma crise na vida cristã, tudo para ele é “ilegal é imoral ou engorda” conforme diz o poeta. Uma pregação de quinze minutos parece uma eternidade, um culto administrativo para ele é a morte, contudo, um filme tipo “Avatar” de quase três horas de duração é tudo que ele precisa e não faz questão da duração do filme; uma partida de futebol ele nem percebe quanto tempo levou e gastou diante de uma televisão.

É extraordinário o contraste entre a postura de Êutico diante da postura dos que foram despertados pela Palavra de Deus e estão em plena atividade diante dEle, o que me vem à mente é o trecho do salmo 29, onde podemos notar a expressão cultica de quem está bem com Deus; vejamos:

“... A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo todos dizem: Glória! ...”. Salmo 29.9.

Por que todos dizem glória? Respondo: Porque reagem positivamente diante da pregação! Porque estão atentos à Palavra de Deus! Porque estão sendo abençoados pela Palavra e, reagem a contento! Enquanto que, os que dormem tranqüilos no meio da Igreja, tem seus berços embalados por Satanás.

Por que alguns dormem no meio da Igreja?
1. Porque estão sobre o muro.
2. Porque seus desejos não são os mesmos de Deus.
Vejamos...

2. PORQUE SEUS DESEJOS NÃO SÃO OS MESMOS DE DEUS.

Todos nós temos desejos, quem não tem? Nosso desafio é saber se nossos desejos, são os mesmos que Deus gostaria que tivéssemos! Davi tinha o desejo de: ... esconder a Palavra em seu coração para não pecar contra Deus (Sl 119.11); ...Davi tinha o desejo de que o meditar de seu coração fosse agradável a Deus (Sl 19.14). Entretanto, os que dormem espiritualmente, são escravos de seus desejos e são dominados por eles. Voltemos ao texto na seqüência...

“... vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto...”

Êutico foi vencido pelo sono! Quantas pessoas são vencidas por outros desejos? O desejo de fumar, beber, falar mais do que deve, intrometer-se na vida dos outros, gastar, gastar e gastar, o desejo de ficar com o que não lhe pertence, o desejo de entregar-se às drogas, aos vícios e tantos outros... Contudo estes desejos carnais ao invés de atrair a graça de Deus sobre nossas vidas, atrai a ira sobre a família; lembra-se de Acã? Quero recordar o que aconteceu com ele e sua família logo após ter realizado seus desejos. Vejamos:

“... Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os...” Josué 7.24-25.

Êutico foi dominado pelo sono, e o mesmo, o levou a cair! Nosso desejo fora da graça de Deus nos levará sempre a cairmos, e, além disso, a darmos trabalho para os outros, o verso dez, diz que Paulo foi socorre-lo e o doze mostra que outras pessoas estavam envolvidas no trabalho que Êutico estava dando.

“... Tendo Paulo descido...” V10
“... E levaram vivo o jovem e ficaram muito consolados...” V12

Jesus nos deixa como lição lidar com nossos desejos e vontades, sempre submetendo-os a Deus, veja em sua oração sacerdotal:

“... Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres...” Mateus 26:39.

Nossos desejos poderão nos levar á morte, e nem sempre teremos de nosso lado alguém como Paulo, para nos trazer novamente à vida.

Por que alguns dormem no meio da Igreja?
1. Porque estão sobre o muro.
2. Porque seus desejos não são os mesmos de Deus.
3. Por que não enxergam a dimensão da glória de Deus ao seu redor.

3. POR QUE NÃO ENXERGAM A LUZ.

É muito interessante a riqueza de detalhes que o texto nos apresenta, uma delas é o detalhe da iluminação do cenáculo onde estavam reunidos.

“... Havia muitas luzes no cenáculo onde estávamos reunidos...” V8.

Em um ambiente propício para se dormir a luminosidade não pode ser intensa! Pois se Êutico dormiu era por que não notou a exposição gloriosa da Palavra de Deus e não aceitou que a mesma jogasse luz em seu coração dividido entre o céu e o inferno. A incapacidade de perceber onde estava o levou para um lugar que Êutico não queria estar, a saber, no chão, após ter caído do terceiro andar (uma altura de quase nove metros: v9b). É hora de sermos despertados pela luz da Palavra de Deus, lembram-se:
“... Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho é a Tua Palavra...” Salmo 119.105.

Até quando muitos ficarão encima do muro com falta de coragem para assumir uma postura de envolvimento fiel com o Reino de Deus? Será que precisaremos tomar um tombo para acordarmos? Ou nos cabe considerar as orientações da Palavra que nos diz:
“... Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus...”.
Efésios 5.14-16

Lembremos o que o sono pode fazer conosco:

a) Pode nos levar para o chão sujo, infecto e sem vida

“... vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto...”. V.9.

b) Poderá nos levar ao empobrecimento extremo, sem ao menos ter com que nos vestir e comer:
“... Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem...” Provérbios 23.21.

“... Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?...” Provérbios 6.9.

“... A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome...” Provérbios 19.15.

“... Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão...” Provérbios 20.13.

Que o Senhor nos desperte e sejam nossas as palavras do salmista:
“... Desvenda os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei...” Salmo 119.18.

Amém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário