quarta-feira, 3 de março de 2010

QUEM DEU CRÉDITO À NOSSA PALAVRA?


Introdução:

Tenho sido perseguido ultimamente por uma pergunta que tem martelado e incomodado minha mente. Tenho me questionado do por quê as pessoas perderam a paixão pelas coisas de Deus e vivem se afrontando entre si na defesa de suas idéias, e de uma forma leviana defendem a mentira com unhas e dentes na certeza de que estão certos, contudo estão caminhando a passos largos para os braços de Satanás e não conseguem se dar conta.

No ambiente eclesiástico a postura de alguns, através de seus comportamentos, apontam para um analfabeisto bíblico tão grande que a opinião pessoal é colocada acima da Palavra de Deus, de maneira tal, que vale muito mais o que pensam do que o ensinamento bíblico; vale muito mais o que gostam do que a verdade da Palavra. Pessoas que a muito tempo perderam o senso de direção e não sabem nem mais conversar, dois minutos de diálogo é o suficiente para trocarem palavras pesadas, pejorativas, palavras que machucam e os tornam réus do inferno. Pessoas que em menos de quatro minutos de diálogo introduzem no assunto a vida de alguém. Pessoas perdidas no tempo e no espaço a ponto de nem mais orarem, a ponto de não mais lerem a Bíblia, a ponto de estarem perdidas e levando outros à perdição. Por um outro lado nós, Igreja,...

“... nós excluímos os que fornicam(ou pelo menos excluíamos), os que adulteram, os que roubam...”...

Mas nada fazemos contra os que causam divisões na Igreja, nada fazemos contra aqueles que ficam nos corredores da Igreja arregimentando pessoas e formando grupos; “fazendo as cabeças” ...

Aí sim, vem a pergunta, quem são os verdadeiros filhos de Deus que se reúnem para servir ao Pai? Quem são aqueles vasos escolhidos a dedo por Deus e colocados nos lugares estratégicos da Seara para serem os canais onde fluirão as bênçãos de Deus? Quem são os que constituem a Igreja de Satanás e habitam dentro da Igreja do Senhor Jesus, conforme a Bíblia expõe em APOCALIPSE 2.8-9; 3.8-9.

Quantas vezes, você, esta semana pegou a sua Bíblia e leu pelo menos um capítulo? Quantas vezes, você, sentado com sua família no almoço ou no jantar agradeceu a Deus pelo alimento posto sobre a mesa? Quantas vezes você se lembrou e levou sua família a orar pela Igreja? Quantas vezes esta semana você orou pelos enfermos da Igreja? Quantas vezes, você, orou pelo pastor da Igreja? Se você não faz, pelo menos isto toda semana, os dias de sua vida espiritual estão indo de mal a pior e você está se destruindo e destruindo também a sua família. Se você não faz isto talvez você é um daqueles que NÃO DEU CRÉDITO À PREGAÇÃO DA PALAVRA.

Pergunto: O que é dar crédito à Palavra de Deus? Na realidade, esta pergunta não é minha, e sim do profeta Isaías que viveu no oitavo século antes de Cristo que, ao verificar a condição espiritual que o povo vivia não poderia deixar sua voz embargada, quando atônito, contemplava a realidade. Transportando para nossos dias a pergunta desafiadora que persiste a mais de 2700 anos, ainda conseguimos ouvir seu eco, como podemos respondê-la?

Quem então deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Isaías 53.1

Como responder a esta pergunta que mexe com o nosso brio de cristão e ainda produz impacto dentro de nosso ser? Como dar uma resposta honesta e no mesmo nível da pergunta? Respondo: Buscando na própria Palavra quem, na realidade são os que deram crédito à pregação.

Seguindo o conceito de Sócrates quando disse:

“... se queres conversar comigo defina tuas palavras...”

Todos nós sabemos, sobejamente, o que é a Palavra de Deus. Pensemos um pouco na definição da palavra CRÉDITO, para assim melhor entender a resposta da pergunta de Isaías.
Diz o dicionário que o verbete “crédito” pode significar: Fé, crença. Na linguagem jornalística, informação de crédito, é aquela em que a origem DA INFORMAÇÃO é uma fonte segura . O Dicionário Etimológico Nova Fronteira diz que: Crédito é oriundo da palavra CRER, que seu significado imediato é ACREDITAR, CONFIAR, a palavra CRÉDITO significa TER SEGURANÇA DE QUE AQUILO APRESENTADO É A VERDADE , da palavra crédito vem uma série de outras palavras que tem muito em comum conosco, crédito tem relação direta com CONFIANÇA – CREDO – CREDOR – CREDULIDADE – CRENÇA – CRENTE – CRENDIÇE etc.

Após entendermos melhor a palavra CRÉDITO, podemos voltar ao tema e sermos mais profundos e, com uma visão mais ampla, entendermos a envergadura da pergunta de Isaías.

“... Quem então deu crédito à nossa pregação?...”

Esta pergunta à luz da definição da palavra crédito pode ser feita da seguinte forma:

Quem então é crente, que acredita, confia, que não é crendice, dar crédito e segurança na pregação da Palavra?

Vejamos quem são estas pessoas e quais são suas atitudes após terem dado crédito à pregação que ouviram.

QUEM SÃO ESTES?

1. São aqueles que andam na contra-mão do mundo.

Noé andou na contra-mão do mundo. Ele andou na contra-mão quando:

a) Ouviu que haveria de cair água do céu (Gn 6.17), mesmo sem nunca ter caído uma gota de orvalho antes deste episódio da história humana (Gn 2.6). O velhinho com idade de 500 anos, experimentado pela vida, andou na contra-mão do mundo quando deixou a ciência de lado e ACREDITOU PIAMENTE NA PREGAÇÃO QUE DEUS PESSOALMENTE LHE ENTREGARA.

b) Noé andou na contra-mão do mundo quando não se preocupou com a logística ao construir a Arca longe do mar. O mais importante para Noé não foi encontrar um lugar adequado para a construção da Arca, e sim se adequar ao plano de Deus. Quando falo em PLANO conjugado com a palavra ADEQUAÇÃO, lembro-me de uma frase dita por Adilson Waldey de Oliveira:

“Não tenha um plano a parte, e sim, faça parte do plano de Deus”.

Noé sabia que tudo iria se transformar em mar, e assim sendo, não fez questão da logística, coisas que os homens vêem E NEM SEMPRE FAZ DIFERENÇA, ele preferiu acreditar nas coisas que os homens nunca haviam visto, conforme narra o autor de Hebreus: “... Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma Arca para a salvação de sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé...” Hb 11.7 A verdade é que para aquele velhinho o que Deus falava, FATALMENTE ACONTECERIA. E o que muito me chamam a atenção nesta história é que: até os irracionais obedeceram as palavras de Deus ditas a Noé e entraram na Arca e isto é uma vergonha para os racionais que em mão-única caminharam para a morte.

c) Enquanto toda a raça humana caminhava a passos largos em direção aos braços de Satanás (Gn 6.5), se afundando nos pecados, o bom velhinho anda na contra-mão, conseguindo assim achar graça aos olhos atentos de Deus (Gn 6.8). Enquanto o mundo caminhava para a desgraça, Noé caminhava para os braços da GRAÇA de Deus.

d) Enquanto o mundo não percebia que suas atitudes desagradavam o Deus criador e a morte estava muito próxima; Noé na contra-mão deles pode perceber, vejamos o que diz Mateus: “... Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na Arca, e não perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos...” Mateus 24.38-39.

Depois de Noé ter achado graça aos olhos de Deus, ter sido fiel em sua conduta, ter ouvido e cumprido atentamente as ordens do Pai, Deus estabelece com aquele velhinho Seu pacto (Gn 6.18). O pacto de Deus está disponível a todos os homens, entretanto, somente os que andam com Deus terão a garantia de usufruírem. Estar na frente de Deus, ou melhor, perante Ele, significa dar as costas para o mundo. Andar na contra-mão do mundo é a maior prova de que ACREDITAMOS na pregação da Palavra...

QUEM SÃO ESTES?

Que deram crédito à pregação da Palavra?
1° São os andam na contra-mão do mundo.
2° São os que não confiam em seus próprios corações.

2. São os que não confiam em seus próprios corações.

“... Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9.

Já vimos que confiar é sinônimo dar crédito. Se confiarmos em nossos corações estaremos nos enganando e colocando crédito no que é enganoso, conforme nos adverte a Palavra de Deus.

“...Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento...” Provérbios 3:5

O que pensamos não tem valor se estiver desafinado com a Palavra de Deus.
Temos vários exemplos de homens de Deus que em determinados momentos deram atenção à voz de seu próprio coração, contudo, quando se deram contas já haviam atraído a desgraça sobre si mesmos e sobre seus irmãos que nenhuma responsabilidade tinham:

a) Davi quando levantou o número dos homens de Israel, contra a vontade de Deus, colhe como resultado da insensatez de seu coração, a ira de Deus que quando se acendeu, e durante três dias Deus mandou uma peste que levou à morte SETENTA MIL HOMENS II Samuel 24.10-15; isto em função do pecado de uma só pessoa que confiou somente em seu coração.

b) Sansão que deveria de ser chamado de Sansonso, que ao ser seduzido pelos prazeres oferecido por uma mulher de origem gentílica, ou seja, uma filistéia que não tinha parte com Deus por nome de Dalila conseguiu arrancar das mãos de Sansão a dádiva preciosa recebida das mãos de Deus. Sansão foi um Nazireu, escolhido por Deus e antes do seu nascimento fora separado para o serviço a Deus. Sansão confiou nos impulsos de seu coração e levou tudo a perder quando foi preso (Juízes 13-16) e teve uma morte orrível.

c) Pedro apóstolo de Jesus, num determinado momento de sua vida se deixou ser levado pelo seu próprio conhecimento e estribado seus pé em seu coração, pretendeu morrer no lugar de Jesus. A palavra do mestre foi muito dura naquele momento: Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens (Mateus 16.23). Em outro momento Pedro não entendendo a Palavra de Deus quando dizia que era necessário que Jesus morresse e ressurgisse no terceiro dia, bradou em alta voz que não se escandalizaria em Cristo, mas Jesus o repreendeu dizendo que naquela mesma noite antes que o galo cantasse, três vezes Pedro o negaria (Mateus 26.31-35).

d) O jovem Rico confiou no seu coração quando optou pelas riquezas que possuía, e não conseguiu seguir Jesus (Mateus 19.16-23).

Tantos outros poderíamos citar que por um momento confiaram em seus corações: Ló, quando foi seduzido pela campina do Jordão (Gn 13.10); Geazi que não deixou Naamã ir embora para sua terra antes de cobrar um pagamento pelo milagre (II Reis 5.21-22,27); Acã confiou na cobiça de seu coração e levou do despojo uma capa babilônica, três quilos de prata e setecentos e cinqüenta gramas de ouro (Josué 7.21) e por conta disto sofreu como conseqüência morte sumária dele e de toda sua família (Josué 7.25) por apedrejamento...

Nosso coração deve ser entregue para Deus, e não servir de palco para nossa confiança. Na verdade é por essas e outras que Deus nos exige que guardemos nosso coração:

“... Guarda com toda diligência o teu coração, porque dele procede as fontes da vida...” Prov. 4.23

O coração deve estar guardado e escondido no Senhor, pois o conteúdo dele será pesado pelo Senhor:

“... Todo caminho do homem é reto aos seus olhos; mas o Senhor pesa os corações...” Prov. 21.2

O coração deve estar guardado e escondido no Senhor, pois o Senhor pesa nossos corações e o pede também:

“... Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos...” Prov. 23.26

Dar crédito à Palavra de Deus é entregar a Ele nossos corações e nos sujeitarmos à Sua sondagem e fazermos assim como Davi e deixou registrado nas laudas das Sagradas Escrituras:

“... Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno...” Salmo 139.23-24

Voltemos à pergunta, quem são os que deram crédito à nossa pregação?


QUEM SÃO ESTES?

Que deram crédito à pregação da Palavra?
1° São os andam na contra-mão do mundo.
2° São os que não confiam em seus próprios corações.
3° São os que a Palavra os chamam de “Bem-aventurados do Senhor”.

3. São os que a Palavra os chama de Bem-aventurados do Senhor.

Davi pensando no desfecho da história humana registra uma pergunta muito parecida com a de Isaías, ele questiona: Quem, Senhor, habitará na tua tenda? Certos de que Deus não será surpreendido pelos habitantes do Céu, o Salmo 15 descreve algumas características dos cidadãos celestiais.

Aqueles que são chamados de bem-aventurados e são citados em toda a Escritura:

Gênesis: Os Justos( 6.9, 7.1)
Êxodo: O meu Povo(3.8), aparece 22x
Levítico: Filhos de Israel(1.1)
Números: Congregação dos Filhos de Israel(1.2)
Deuteronômio: Menina dos Olhos(32.10).
Josué: Herdeiros da Promessa(1.3), Doze Tribos.
Juízes: Os que clamam a Deus(3.9).
Rute: Os gentios que aceitaram o Deus de Israel(1.16).
I Samuel: As obedientes do Senhor
II Samuel: Um homem segundo o coração de Deus(13.14)
I Reis: Os fieis do Senhor.
II Reis: Israel de Deus
I Crônicas: Os que invocam o Deus de Israel(4.10).
II Crônicas: Israel de Deus.
Esdras: Os Livres do Cativeiro(2.1).
Neemias: Os que tinham o coração inclinados para trabalhar(4.6).
Éster: Os que são fieis ao Rei(8.5).
Jô: Os que são justos e retos(12.4).
Salmos: Os que andam irrepreensivelmente e pratica a justiça(15.2).
Provérbios: Aqueles que se deleitam nos caminhos de Deus(23.26).
Eclesiastes: Aqueles que se unem para o trabalho(4.9).
CT. de Salomão: A noiva amada(7.10).
Isaías: Aqueles que deram crédito à Pregação(53.1).
Jeremias: Aqueles que voltaram ao Senhor(4.1-2).
Lam. Jeremias: Todos que se livraram da imundícia(1.9).
Ezequiel: Os que receberam de Deus um coração de carne(11.19-20)
Daniel: Os não se contaminam com a comida deste mundo(1.8).
Oséias: Os que buscaram pelo conhecimento de Deus(6.6).
Joel: Os que se converteram ao Senhor(2.13).
Amós: Os que estão preparados para se encontrar co Deus(4.12).
Obadias: Os que deixaram de lado a soberba(1.3).
Jonas: Aqueles que não fogem de Deus(1.3).
Miquéias: Os que não maquinam mal em casa contra os irmãos(2.1).
Naum: Os que não maquinam mal contra a Igreja(1.11).
Habacuque: Os que conhecem os Deus da salvação(3.18).
Sofonias: Os que invocam ao Senhor em verdade(3.9).
Ageu: Os que edificam a casa do Senhor(2.9).
Zacarias: Os que voltam para o Senhor(1.3).
Malaquias: Aqueles que Deus tem prazer em suas vidas(1.10).

Mateus: Os que encontraram descanso em Jesus(11.28-30)
Marcos: Os que amam o Senhor de todo o seu coração(12.30).
Lucas: Os que vão até Jesus(14.26).
João: Os que crêem em Jesus(3.18).
Atos: Os que receberam poder(1.8).
Romanos: Os justificados(5.1).
I Coríntios: Os cooperadores de Deus(3.9).
II Coríntios: Os que estão em Cristo(5.17).
Gálatas: Os que continuam correndo bem(5.7).
Efésios: Os que foram selados com o Espírito da promessa(1.13).
Filipenses: Os que vivem para Cristo(1.21).
Colossenses: Os que não fazem as coisas só de palavras(3.17).
I Tessalonicenses: Os santificados em Deus(2.23).
II Tessalonicenses: Os que conservam as tradições do evangelho(2.15).
I Timóteo: Os que fogem da cobiça(6.11).
II Timóteo: Os que são fieis à Palavra(4.2).
Tito: Os que falam tudo que convém à doutrina(2.1).
Filemom: Os que exercitam o perdão(1.11).
Hebreus: Os que estão debaixo do novo pacto(8.13).
Tiago: Os que são não tem dúvidas quando falam com Deus(1.6).
I Pedro: São os chamados de Povo adquirido(2.9-10).
II Pedro: São os que participam da natureza divina(1.4).
I João: São chamados de “meus filhinhos”(2.1).
II João: São os que não ultrapassam os ensinos da Palavra(9).
III João: São os humildes que não buscam pela primazia(9).
Judas: São os que lutam pela fé(3).
Apocalipse: São os que lêem, ouvem e guardam(1.3).


Você já deu crédito à Palavra de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário