sábado, 6 de março de 2010

OS CINCO CUIDADOS PROPOSTOS POR JESUS


Introdução

Quando Jesus caminha para a parte conclusiva de sua mensagem conhecida como “Sermão do Monte”, notamos algumas advertências que o mestre dos mestres faz questão de frisar para aquela multidão que o ouvia atentamente. Na verdade o Senhor não gostaria que seus ensinamentos fossem desprezados ou tratados com desdém. Assim foi enfático ao advertir aquelas pessoas a terem pelo menos 5 cuidados na vida a partir daquele momento.


1º CUIDADO – Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; (13)

O primeiro cuidado apresentado por Jesus à multidão, após ensiná-la; é quanto à possibilidade de errarem o caminho. Assim, de maneira simples e clara o Senhor qualifica, um do outro. O primeiro ele chama de ESTREITO e num segundo momento mostra a dificuldade de se trilhar nele; em contra partida, o segundo caminho apresentado por Cristo é ESPAÇOSO E LARGO. Ao ESTREITO Jesus faz um link com a vida, ao passo que ao ESPAÇOSO Ela liga à perdição.

No caminho Espaçoso há lugar de sobra para nosso ego realizar o que bem entender e sempre falar mais alto, a ponto de nossa vontade prevalecer contrapondo a vontade de Deus. O caminho espaçoso não exige de nós nenhum tipo de renúncia, o que achamos vale mais do que aquilo que a Bíblia diz, neste caminho somos donos de nós mesmos, nossa palavra é nossa lei e ai de quem discordar de nós. Contudo o final daqueles que escolhem este caminho, conforme Jesus diz no verso 13, encontrará a perdição. Assim, um alerta nosso senhor nos deixa; e é que trilhemos no caminho ESTREITO. Estreito porque é na contra mão do mundo. Estreito porque nosso EU é destronado. Estreito porque aguardamos tudo no tempo de Deus e isto exige paciência. Cuidado para não errar o caminho.


2º CUIDADO – Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. (15)

A segunda advertência de Jesus para os que já ouviram sua mensagem é que tomem cuidado com aqueles que se dizem ser “PROFETAS DE DEUS”. O mestre apresenta uma disparidade entre a ética e a estética, isto é a lei do “parece, mas não é” os poetas já diziam que: nem tudo que balança cai e nem tudo que reluz é ouro. Assim Jesus nos alerta que alguns serão devorados por lobos em função de sua falta de percepção por não poderem distinguir o Espírito que liberta do espírito que aprisiona. Então cuidado com quem você dá crédito, cuidado com os lobos travestidos de ovelhas, cuidado que o predador de sua alma pode estar mais perto do que você imagina.


3º CUIDADO – Pelos frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou trigo do abrolhos? (16)

Se até agora Jesus falou dos cuidados que devemos ter com elementos que existem fora de nós, como um caminho a mais à nossa frente para nos confundir, e, um falso profeta para nos enganar, agora o mestre toca em nossa índole, fala do nosso interior que exteriormente reflete em nosso comportamento. Usando uma linguagem metafórica a fim de ensinar e comunicar um conceito profundo, nas entrelinhas de sua fala, Jesus nos alerta a termos cuidados com a nossa atitude. Na área da educação aprendemos que só há aprendizado de fato quando há mudança de comportamento no indivíduo ou na clientela, contudo esta verdade atinge a área espiritual e nosso comportamento depõe contra ou a nosso favor. Jesus está dizendo para nós: TOME CUIDADO COM SEU COMPORTAMENTO ele fala muito de você. Lembro-se de um teólogo católico que com muita sabedoria certa vez disse: “palavras sem atitudes é como um tiro sem bala. Assusta mas não mata míngüem”. Cuidado com os frutos que você tem apresentado, porque através deles todos sabem quem você é.


4º CUIDADO – Nem todo aquele que diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (21-23)

Expressões quando o pronome de tratamento ou um nome próprio é repetido duas vezes ou mais, é um sinal de ênfase e uma chamada de atenção profunda. Isto acontece na Bíblia cerca de aproximadamente 15 vezes e o interessante é que todas as vezes que aparece, alguém ligada a vida religiosa vive grande stress. Foi assim com Abrão na hora de sacrificar Isaque, contudo antes do sacrifício ser efetivado o Anjo brada “Abrão, Abrão”, outra situação é quando Jacó dormia sozinho no deserto com a cabeça sobre uma pedra e ouve a doce voz lhe chamando “Jacó, Jacó”, lembro-me também quando Davi percebera o mal que sobreviria sobre seu filho Absalão ele disse: “Absalão, Absalão meu filho, quando Jesus estava olhando para Jerusalém: Jerusalém, Jerusalém que mata os profetas, etc. Quando Jesus sita a expressão: “Senhor, Senhor” ele está falando de religiosos que conhecem a verdade, mas nunca se renderam a ela. O mestre fala daqueles que fazem da religião um meio de ganhar dinheiro; o mestre fala daqueles que abusam da cegueira espiritual das pessoas e falam o que elas querem ouvir e as tornam mais culpadas do que já são. O mestre fala daqueles que vivem da comercialização da fé. Jesus esta falando daqueles que de alguma forma procura negociar com Deus, e estes posicionados na superficialidade teológica e em sua ingenuidade, realmente acreditam que o Criador está disposto a fazer negócios com a criatura. Cuidado para você não ser reprovado diante de Deus.


5º CUIDADO – Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. (24).

Jesus concluindo seu grande sermão adverte e desafia seus ouvintes a serem prudentes. Pois, aquele que escolher o caminho errado, mesmo sendo ESPAÇOSO; aquele que seguir ensinamentos de falsos líderes religiosos, sem conferir se de fato a Bíblia diz aquilo que ouvem; aqueles que não produzirem frutos dignos da vida eterna e não desenvolverem uma comunhão intima com o Senhor; estes serão considerados imprudentes e conforme o verso 26, são ISENSATOS que ao invés de construírem suas vidas sobre a rocha que é Cristo; construíram sobre as areias do pecado.

Assim, para Jesus, uma pessoa prudente é aquela que consegue praticar os conceitos éticos e religiosos contidos em sua palavra. Então, eu desafio você a não desperdiçar as palavras do mestre e nem a tratá-las como se nada valesse, pois ela pode mudar sua vida, pode mudar o destino que está dando à sua família, ela pode dar fim à insegurança que um coração sem Deus nutre; ela vai dar a você o verdadeiro sentido da vida e a verdadeira motivação que você precisa. Mas para que isto aconteça, seja prudente e abra seus ouvidos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário